quinta-feira, 5 de maio de 2011

BANGKOK - informacoes turisticas - REPUBLICADO NO UMA ESPOSA EXPATRIADA


Bangkok é, sem dúvida, uma das grandes metrópoles asiáticas: frenética, agitada, com trânsito caótico, arranha-céus e hotéis luxuosos convivendo harmonicamente ao lado de templos históricos. A saudação Sawasdee ka, pronunciada musicalmente, é falada o tempo todo, por todo mundo, em todos os lugares.

É a capital da Tailândia e encontra-se às margens do Chao Phraya (veja o VIDEO no NOSSO CANAL do YouTube) com uma população de 6 milhões de habitantes. É exótica, caótica tentadora para uns e repulsiva para outros, e provavelmente não exista outra cidade no sudeste asiático, que provoque sentimentos tão confrontados. Chamada por seus habitantes como a "Cidade dos Anjos", Bangkok se desenvolveu com rapidez e em muito poucos anos se levantou arranha-céus por todos lados.

 A cidade convida a caminhar e dando apenas alguns passos, com certeza encontrará algum de seus atrativos. A diferença de outras grandes capitais da Ásia, Bangkok soube preservar e cuidar de seus encantos, sua história e seus mais de 300 templos (Wat), remansos de paz em meio ao caos.

É nesta caótica capital oriental, que pode-se encontrar o mercado flutuante, um dos passeios mais diferentes pela cidade de Bangkok na qual todo o tipo de comercio é realizados sobre as canoas do Rio Chão.
Partindo do mercado flutuante, pode-se visitar os chamados Wat ou templos budistas. São 400 templos budistas espalhados pela capital Bangkok. Pode-se destacar para um belíssimo passeio ao Grand Palace e o Templo do Buda de Esmeralda, templo principal com um Buda confeccionado em Jade e rodeado de imagens feitas em ouro.
O templo do Buda reclinado abriga uma gigantesca imagem de 45 metros de comprimento por 15 metros de altura na qual Buda encontra-se deitado, tambem e' um passeio bastante tipico, turistico!

Antes de abandonar Bangkok tente madrugar para visitar o Parque Lumphini para contemplar os jovens e velhos praticando "tai chi".

Quando ir 
Recomenda-se evitar a época das chuvas, entre maio e outubro, quando a umidade esta insuportável e pode estragar a sua viagem. Bangkok fica linda nos dias ensolarados do inverno. O verão é quente demais, normalmente às 19h da noite a temperatura cai pra 35º! Os melhores meses são janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro.

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Don Muang está a 15 milhas ao norte da cidade. Existem ônibus com ar condicionado com precos baratos que chegam até o centro.

Transporte

A maioria das pessoas usa táxi, que possui as tarifas muito baixas, por exemplo, uma corrida de 1 hora chega, em média, a THB150, cerca de R$ 8,00 (Oito Reais). Mas a graca toda e' andar no "tuk-tuk", triciclo que parece uma motoca de tres rodas, com uma "carrocinha" acoplada -  que graças à imaginação fértil dos tailandeses, funciona com bombas de água ou manuais de tratores agrícolas. No entanto, por se tratar de um veículo usado mais por turistas, não são muito confiáveis e podem sair mais caros que os táxis. E, O AR "CONDICONADO" NAO EXISTE! Lembre-se: e' uma especie de motoca!

Prefira a segunda classe quando for andar de trem, principalmente pelo ar-condicionado. A terceira classe tem assentos de madeira e uns ventiladores que abafam ar quente.

Os ônibus urbanos com ar condicionado podem ser uma boa alternativa para os táxis. Atencao especial para os que não têm ar condicionado: você pode passar mal de tanto calor.
Os ônibus para longa distância do governo são bem melhores que os particulares. Todos tem ar condicionado, mas o estado de conservação dos ônibus privados está sempre pior. Você ganha lanchinho, cobertor e refrigerante, sendo que os ônibus públicos param nas estações e os privados desovam os turistas e pontos centrais.

É bom saber que barcos e balsas são uma ótima alternativa em Bangkok: são rápidos, eficientes e mais frescos do que ônibus. O expresso Chao Phraya custa de THB 6 a 10 para qualquer destino ao longo do rio. As ferries são a melhor forma de ir para as ilhas. A viagem dura normalmente 2 horas, algumas possuem ar condicionado e bebidas são servidas ao longo do percurso.

Gastronomia

Aromas, sabores e cores fazem da cozinha tailandesa uma das mais especiais do mundo. São grelhados mergulhados em condimentos apimentados, com manjericão doce, coentro e folha de limão. Leite de côco, curry, grãos, fibras e muito gengibre temperam os pratos e perfumam as ruas da cidade. É bom saber que comidas vendidas na rua geralmente são muito boas e confiáveis. Como o tailandês está acostumado a degustar os pratos com muita pimenta, alguns restaurantes pegam leve para turistas que não são acostumados com o paladar. Pergunte antes quanto "spyce" e' o prato!

Salada de Papaya Verde

Informação Turística

A autoridade de turismo tailandesa é a TAT , que tem a central na área de Blanglamphu, Rajdamnoen Nok 4. Fica a cerca de 20 minutos da Khao San Road, reduto turístico e de mochileiros.
TIPS-VIDEOS-IMAGENS ADICIONAIS: CASAL ESPOSA & MARIDAO
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: a amiga Graciela K., que nos motivou a escrever sobre Bangkok, pois nos enviou suas duvidas. Beijos!
(RC)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de Setembro de 2010, damos por inaugurado o "DICAS DO MARIDAO"!